domingo, 20 de febrero de 2011

COMPREENDENDO A REALIDADE


O que é a realidade? conforme definido pela Wikipedia: Realidade (do Latin realitas e este de res, " coisas") no uso comum significa "tudo o que existe, independentemente da consciência do ser humano." De modo mais preciso, o termo inclui tudo o que é, seja ou não perceptível, acessível ou compreensível pela ciência e pela filosofia ou qualquer outro sistema de análise.


Bem, vamos ver agora como interage conosco esta realidade, existem dois tipos de realidades, a realidade geral, que é tudo o existente, mesmo estando fora do conhecimento do homem, e da realidade subjetiva que é a que se gera a partir da mente da pessoa como as crenças, as suposições, os julgamentos e opiniões do indivíduo. Os seres humanos percebem o mundo através dos seus cinco sentidos, visão, audição, olfato, paladar e tato, todos eles limitados a uma faixa específica de percepção que não vou descrever neste momento, os sentidos transmitem ao cérebro uma série de dados na forma de sinais elétricos e químicos que este interpreta e dá sentido ao percebido, ou seja que a realidade geral passa a ser relativa pela percepção limitada dos sentidos do homem e, em seguida, ao ser interpretada pelo cérebro torna-se em subjetiva pelo observador. O que quero dizer com isto?, que a realidade sem entrar em pensamentos filosóficos, na sua forma mais simples de interpretação, não é como nós acreditamos, a realidade é diferente para cada pessoa, cada cor, odor, sabor, som, toque, é filtrado pela sua realidade relativa e interpretado pela sua realidade subjetiva, embora todos nós vemos a cor verde, e saibamos que é verde, não podemos saber a ciência certa se é o mesmo verde que a outra pessoa vê, embora também o chame de verde .

Tomando como base de partida este conceito claro e simples, vamos começar a percorrer aos poucos o caminho de compreensão da realidade, e rasgaremos o véu da ilusão para tentar ver e compreender o que realmente está por trás do aparente.



0 comentarios :

Publicar un comentario

Muchas Gracias por su aporte

Colaborar con DDLA
https://www.paypal.me/DDLA.